• Mundo Eremita
  • Posts
  • Por Que Alquimistas Preferem Viver no Interior?

Por Que Alquimistas Preferem Viver no Interior?

Mundo Eremita - Edição #006

Há muito tempo, o processo de sair do interior para viver em uma capital ou grande centro urbano faz parte do “pacote do sucesso”.

Nos últimos anos, no entanto, observo uma crescente inversão do conceito de ser bem-sucedido.

Cada vez mais o tempo livre está sendo valorizado. A simplicidade é o novo luxo.

Viver no interior - sem enfrentar restrições materiais - ter mais tempo livre e trabalhar em sintonia com a própria missão tem sido o objetivo de muitas pessoas que estão despertando a consciência para questões mais elevadas.

O nascimento da minha filha me levou a refletir bastante sobre esse tema.

Já tinha em mente que é inútil alterar a paisagem exterior se a interior permanece a mesma.

O crescente tempo demandado pelo suporte aos alunos de alquimia e esoterismo também foi um fator que contribuiu fortemente para minha decisão de fazer uma transição de estilo de vida.

Eu estava profissionalmente muito bem posicionado na Casa da Moeda do Brasil, adorava trabalhar lá.

À medida que fui tomando mais consciência da minha missão, o desejo de criar minha filha em um ambiente mais saudável, aliado à minha grande paixão pela Alquimia e pelo Hermetismo em geral, tornou a decisão de mudar tudo cada vez mais forte.

Assim, em 2017, mudamos da região metropolitana do Rio de Janeiro para o interior, em uma cidade com 25 mil habitantes e mais de 600 metros de altitude.

No mesmo ano, solicitei o desligamento da Casa da Moeda do Brasil.

Prefiro a Biblioteca do que Viralizar

Se você acompanha as redes sociais da “Alquimia Operativa” sabe que a nossa frequência de publicação não é diária.

No YouTube, é comum o canal permanecer um mês sem publicação de vídeo. Às vezes, até mais tempo.

O “Mundo Eremita”, não tem sequer uma rede social.

Ainda que, atualmente, a minha principal atividade seja a de ensino da Alquimia e outras Ciências Herméticas, não me rendo às métricas da vaidade.

Não publico conteúdo raso ou apelativo, não fomento o medo inventando teorias da conspiração.

Tenho plena consciência de que o nosso posicionamento não atrai multidões.

Isso se deve ao fato de que, para viver plenamente o que ensino, é preciso tempo. Além disso, meu perfil introspectivo influencia tudo o que faço.

Minha rotina durante a semana se resume em:

  • ✔ Oração;

  • ✔ Família;

  • ✔ Estudos Herméticos;

  • ✔ Estudo de Filosofia;

  • ✔ Ritualísticas da IHSA;

  • ✔ Elaboração de Mapas Numerológicos;

  • ✔ Suporte às dúvidas dos alunos;

  • ✔ Produção de conteúdo;

  • ✔ Exercícios físicos;

  • ✔ Trabalho no laboratório de espagiria;

  • ✔ Fabricação das minhas velas e incensos;

  • ✔ Jardinagem;

  • ✔ Cuidar da casa.

Boa parte dessas tarefas já era realizada antes da transição.

Após 7 anos vivendo em uma cidade pequena, identifiquei alguns dos benefícios mais relevantes para o estudo e a prática das Ciências Herméticas em locais com esse perfil.

É claro que essa lista é inteiramente concebida segundo as minhas preferências e necessidades pessoais. Mas acredito ser harmônica para a maioria das pessoas.

1. Natureza Abundante

Gosto de fazer caminhadas no entorno do Lago de Javary.

O primeiro benefício é bastante óbvio para quem deseja estudar e praticar a alquimia espagírica.

Estando próximo à natureza, o acesso às plantas medicinais é grandemente facilitado.

Na medida em que fazemos amizades com os moradores mais antigos e proprietários de sítios ou mesmo casas com quintal, passamos a ter acesso a muitas ervas.

Já ganhei uma grande quantidade de alecrim de uma vizinha que fez a poda de algumas plantas da sua casa. Isso me rendeu uma boa quantidade de óleo essencial após a destilação da erva.

Morar em uma pequena cidade cercada por natureza abundante é um convite para a harmonia e a conexão profunda com o que há de mais essencial na vida.

Para quem trilha um caminho místico, essa proximidade com a natureza não é apenas inspiradora, mas também vital. Cada manhã, o canto dos pássaros e o frescor do ar criam um ambiente que estimula a meditação, a introspecção e o alinhamento espiritual.

As energias naturais dessas áreas, livres das interferências caóticas das grandes cidades, permitem uma sintonia mais fina com os ciclos da Terra e o universo, facilitando práticas como a alquimia e os rituais privativos.

Continue lendo…

Continue lendo

Este conteúdo é gratuito, mas você precisa se cadastrar para continuar lendo.

Already a subscriber?Sign In.Not now