Por que todos devem estudar Filosofia?

Mundo Eremita - Edição #007

Ministrando a minha 1ª aula de Filosofia

Quando eu era mais novo, uma mulher cristã (daquelas que fazem “revelações”) me disse o seguinte: “você será professor!”.

Confesso que, naquele momento, não soube o que responder. Naturalmente, não esperava ouvir uma afirmação dessa natureza de alguém que não me conhecia e com quem eu não tinha amigos em comum.

Eu estava nos meus primeiros meses como concursado na Casa da Moeda do Brasil e não tinha a menor intenção de me tornar educador.

Estava muito animado com a empresa, e meu plano era aprofundar meus estudos acadêmicos e progredir em minha carreira profissional.

No entanto, as palavras daquela mulher nunca saíram da minha memória.

Embora nunca tenha passado pela minha cabeça seguir a carreira docente, nem ministrar cursos livres, o destino me reservou outro caminho, completamente diferente do que eu havia planejado.

Se você já acompanha as publicações do portal Alquimia Operativa, deve ter lido um artigo onde conto como surgiu o trabalho que realizo atualmente.

Caso ainda não tenha lido, convido você a acessar o artigo.

Mesmo ensinando alquimia, nunca me vi como um professor.

Em todas as páginas de inscrição dos cursos, me descrevo como um “orientador”.

O chamado da Filosofia

Os anos se passaram, e em 2020 surgiu a pandemia de COVID-19.

Foi um período em que refleti muito sobre minha trajetória e todo o trabalho que venho realizando desde 2010.

Percebi que a crescente regulamentação da sociedade por parte do governo poderia, em um futuro não muito distante, exigir dos "professores" de cursos livres alguma formação acadêmica que incluísse disciplinas relacionadas à didática.

Com isso em mente, comecei a pesquisar graduações que conferissem o título de licenciado em alguma disciplina.

Mesmo que minhas projeções estejam completamente equivocadas, estarei com uma excelente formação intelectual, o que enriquecerá ainda mais o trabalho relacionado à alquimia.

A escolha pela Filosofia foi natural, pois sempre gostei de estudar textos filosóficos. Além disso, essa área complementa significativamente o hermetismo, que também nos conduz a profundas reflexões.

Assim, em 2021, iniciei minha formação em Licenciatura em Filosofia, com duração de quatro anos.

Todos devem estudar Filosofia!

Diariamente, separo um tempo para o estudo da Filosofia

Até há alguns séculos, a Filosofia era o ponto de partida para qualquer formação acadêmica.

Na Idade Média e durante o Renascimento, as universidades europeias exigiam que todos os estudantes começassem seus estudos pelos chamados studia humanitatis, em que a Filosofia ocupava um papel central.

Ela era vista como a base para todas as outras ciências, pois desenvolvia a capacidade de raciocínio e reflexão — habilidades fundamentais para qualquer campo do saber.

Esse modelo tinha suas raízes na tradição greco-romana, onde a Filosofia era considerada a "mãe de todas as ciências".

Filósofos como Platão e Aristóteles defendiam que a busca pelo conhecimento da realidade é pré-requisito para entender melhor o mundo natural, o comportamento humano e a sociedade.

Ainda hoje, estudar Filosofia, mesmo que não seja em uma graduação completa, oferece muitos benefícios. Aqui estão alguns motivos pelos quais todos deveriam considerá-la:

Continue lendo…

Continue lendo

Este conteúdo é gratuito, mas você precisa se cadastrar para continuar lendo.

Already a subscriber?Sign In.Not now